quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Walrus Artiplast 1/50 (36)

Porões das bombas de 20lb terminados. Os encaixes dos montantes das asas furados, pois vêm apenas com as marcações no interior das asas.



A asa superior com os montantes encaixados e aparados (= lixados). Não há uma única peça que não deva ser trabalhada ou esculpida para melhorar o encaixe.



Aproveitei a sobra de Milliput usada para tapar as crateras dos encaixes da asa superior e comecei a trabalhar nas bombas de 20lbs dos porões das asas inferiores.

Como era.


O início do scratch.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cruzador Emden (1906) Revell (06)

Dei uma parada no Emden, pois estou esperando as lâminas chatas para remover as escadas e as folhas de madeira do convés. As primeiras acredito que foram extraviadas nos correios e as segundas estão demorando um bocado.

Correção das junções. Testei com Milliput.




Chegaram os canhões de metal. Depois posto das fotos.







Walrus Artiplast 1/50 (35)

Reforços internos dos porões dos trens de pouso colados.



Abertura dos porões das bombas menores (20lb).



Asa superior colada e porões abertos.





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Walrus Artiplast 1/50 (34)

Montagem lenta, porque este exige calma e paciência.
O porão colado por dentro com "Araldite Hobby". Colarei um reforço interno de plasticard antes de fechar a asa, para não ter a desagradável surpresa de descolá-lo enquanto corrijo os vãos.


Correção das junções da fuselagem. O putty não bastou. Testei, então, com Milliput. É muito fácil de usar e alisa bem com água. Por incrível que pareça custa o mesmo preço que a Durepoxi, salvo o frete, é claro, pois comprei-a no E-bay.

Devo usar novamente putty para corrigir o restante e, na sequência, refazer as linhas e os rebites em baixo relevo.


O "grand canyon" da proa corrigido com Milliput:










sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Spad XIII Guynemer 1/72 (Academy) - Concluído

Dezenas de erros, decais maiores do que o kit etc., mas, enfim, terminei essa goiaba.









sexta-feira, 29 de julho de 2011

Walrus Artiplast 1/50 (33)

Depois de várias tentativas e erros, com muita poeira de resina...


... as peças dos porões ficaram prontas. A seleção das melhores.


Os próximos passos serão colá-las e preencher os vãos com putty.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cruzador Emden (1906) Revell (5)

Terminei de juntar as partes do casco e de "soldá-las" com reforços por dentro. Os encaixes não eram tão bons como pareciam, pois deu um trabalhinho ajustar as duas partes maiores.


Já lixado. O próximo passo é putty + lixa + paciência.


Testes com o convés. Já vi piores, mas não é nenhuma Brastemp.




Estas escadas devem sumir para dar lugar àquelas do set de fotogravuras. Estou pensando em uma forma de não cortar demais ao redor.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Walrus Artiplast 1/50 (32)

Lidei pouco com o Walrus nos últimos dias. Os dois moldes dos porões prontos (esquerdo e direito). A primeira tentativa de fazer o porão do lado direito fracassou, pois a borracha aderiu demais às reentrâncias e os moldes rasgaram quando os descolei.
Substituí o silicone em spray por vaselina líquida como desmoldante e não tive problemas na segunda tentativa. Com certeza não usarei mais o silicone em spray para moldes futuros, pois é caro e não funciona.
Fiz mais de um, para escolher os que ficarem melhores, pois as peças em resina, sem câmara de vácuo, nem sempre saem boas.


Cada vez mais vejo a necessidade de fazer uma desta quando lido com resina:

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cruzador Emden (1906) Revell (4)

Resolvi não abrir as janelas dos canhões laterais da proa, mas apenas acentuar as reentrâncias, até porque não o montarei representando posição de combate das baterias. Eliminei o arremedo de canhão impresso em alto relevo e abri furos com uma broca 0,30mm para colocar os canhões.


Teste com uma broca que quebrou para verificar como ficaria com o canhão. Nenhuma maravilha, mas passa. :-)


Na popa não teve jeito: fui obrigado a abrir as janelas para os canhões laterais. Deverei fazer "ninhos" internos para apoiar os canhões e depois fechar por cima destes com "portinholas".


As popas coladas. Como imaginei, o alinhamento não ficou grande coisa, principalmente a bombordo. Mea maxima culpa, em parte , pois o desgaste dentro do círculo esquerdo foi barberagem minha na lixa tentando melhorar o alinhamento. Putty + lixa + scriber me esperam :-(

domingo, 10 de julho de 2011

Cruzador Emden (1906) Revell (3)

O casco é bem detalhado e contém, com um pouco de exagero, as linhas das chapas. Mas prefiro esse acabamento com as chapas impressas do que o casco liso, como é comum nos kits, em qualquer escala. As escotilhas já vieram vazadas.


Teste de encaixe. Tranquilo.


A popa é dividida. Não é uma boa solução e não sei o porquê desse divisão, que vai dar um trabalhinho para alinhar.

Walrus Artiplast 1/50 (31)

Goiaba lacrada. Reinício da sessão putty + lixa nas emendas, pois já havia corrigido alguns dos defeitos de injeção e os roundels e números que vieram impressos nas laterais da fuselagem.


Detalhe da impressão da letra, roundel e números na fuselagem, possivelmente para facilitar a colocação dos decais. O putty saiu em parte com o manuseio, enquanto detalhava o interior.

domingo, 3 de julho de 2011

Walrus Artiplast 1/50 (30)

Futuros acepipes para a sopa de pedras.

Walrus Artiplast 1/50 (29)

Fechando a goiaba já bichada por dentro.


Porão do trem de pouso lixado e encaixado. Feito o molde da asa esquerda e com resultado aceitável, o próximo passo é fazer o molde da asa direita.


Detalhe do porão